Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Começa hoje o levantamento epidemiológico da leishmaniose na cidade

Highslide JS

Organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a testagem de parte dos cães que vivem em Pará de Minas será feita para sinalizar à Secretaria de Estado de Saúde e também ao Ministério da Saúde, a necessidade do envio de mais testes rápidos para detecção da leishmaniose.

Como se sabe, a distribuição dos kits para realização dos testes estava suspensa desde fevereiro, devido à dificuldade dos órgãos de saúde em nível nacional e estadual de fornecer os insumos para o exame. 

Mas há poucos dias, foi anunciada a retomada dos testes só que eles chegaram à cidade em número reduzido, dificultando o trabalho do CCZ. O veterinário Oscar Leitão, responsável técnico pelo órgão, espera que a retomada da distribuição aconteça rapidamente.

Segundo ele, os testes por amostragem deverão revelar o real cenário da doença na cidade, servindo de argumento para o pedido de um volume mais expressivo de exames, caso necessário.

O levantamento está começando hoje, quando as equipes do CCZ farão a coleta do sangue em 11 cães residentes em três bairros: Vila Lara, Vila Romualdo e Ipês. 
Oscar Leitão aproveita para deixar um alerta aos tutores de cachorros, pedindo que fiquem alertas aos sintomas da leishmaniose, que podem ser bastante diversos. 

Mesmo que o seu cão não seja sorteado para participar do levantamento epidemiológico, ao perceber o surgimento de qualquer um dos sintomas, procure imediatamente um médico veterinário para que ele seja testado. 

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis