Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sistema financeiro está se adaptando à lei do superendividamento

Highslide JS

Ainda é cedo para avaliar os impactos provocados pela Lei 14.181, que se tornou conhecida como a lei que previne o superendividamento. Em vigor desde julho, ela alterou pontos do Código de Defesa do Consumidor e no Estatuto do Idoso, criando condições especiais para a repactuação de dívidas e incentivando a educação financeira, a fim de diminuir o número de brasileiros endividados.

Um dos desafios da nova lei é justamente conscientizar a população sobre a importância da vida financeira, observando os limites de gastos e tudo aquilo que envolve dívidas maiores, geralmente parceladas em longo prazo. Bom exemplo disso são os empréstimos consignados, modalidade voltada para aposentados e pensionistas do INSS, assim como servidores públicos e militares das Forças Armadas.

Recentemente, uma pesquisa do Banco Central mostrou que quase 19 milhões de brasileiros estão pagando juros acima da média, em índices mais elevados do que poderiam nas operações referentes à consignados. O levantamento apontou que 47% dos tomadores de crédito consignado ativos em dezembro de 2020 estão em operações com taxa de juros acima de 25% ao ano, enquanto a média geral da taxa foi de menos de 20% ao ano.

Atento à este cenário e buscando alinhamento com a lei que combate o superendividamento, o Sicoob Ascicred está trabalhando para oferecer taxas que se enquadrem na realidade da população, detalhando toda a operação para que o contratante saiba o que e quanto realmente irá adquirir e pagar ao longo das prestações.

Cíntia Franco, agente de atendimento, diz que o esclarecimento das informações valoriza e respeita o consumidor e é um dos motivos que aumentou a procura pelo empréstimo na cooperativa. 

Para contratar um empréstimo consignado no Sicoob Ascicred, o cidadão não precisa ter ou abrir conta na cooperativa. Mais informações no site sicoobascicred.com.br. 
Já para saber mais sobre a lei que previne o superendividamento, o texto completo está disponível na página gov.br.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis