Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

União de forças nas obras fortalece prevenção aos acidentes de trabalho

Highslide JS

O crescimento do número de acidentes de trabalho no país, especialmente no setor da construção civil, está provocando uma mobilização das entidades que representam a classe.

O interesse delas está em conscientizar o trabalhador de que a segurança do exercício da profissão requer o uso de equipamentos de proteção e obediência total às normas de segurança.

As estatísticas nacionais mostram que a grande maioria dos acidentes nos canteiros de obras acontece por negligência do próprio trabalhador. Para que esse tipo de ocorrência diminua, inclusive em Pará de Minas, o Sindicato da Construção Civil local se uniu ao Conselho Municipal de Saúde em uma campanha de conscientização.

Através de reuniões nas próprias obras, representantes das duas entidades têm alertado os profissionais sobre os perigos presentes no dia a dia. A programação vai até o fim do ano, pois são muitas as obras a serem visitadas, incluindo o município de Igaratinga.José Roberto Gonçalves, assessor de base do Sindicato, falou conosco a respeito:

No Brasil, já são 12 mortes a cada 100 mil trabalhadores. Já a média mundial é de 700 mil mortes por ano, segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

A principal causa das mortes é o uso de andaimes inadequados e a falta de consultorias e técnicos especializados em escavação, contenção e fundações em obras informais.

Também dispararam os acidentes com vítimas feridas, sendo que as principais partes do corpo afetadas são as mãos e as costas. Um em cada 20 trabalhadores já foi vítima de algum acidente.








RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis