Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Comitê de Enfrentamento à Covid-19 reduz limite de lotação de estabelecimentos e promete fiscalização mais rigorosa na cidade

Highslide JS

Foi realizada ontem, pela manhã a reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 de Pará de Minas.

O encontro foi convocado diante do aumento do número de casos de contágio do novo corónavírus no município e do desrespeito de alguns estabelecimentos em relação às regras de distanciamento, provocando aglomerações.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, o aumento do número de casos em acompanhamento na cidade já seria o suficiente para que o Comitê tomasse algumas medidas de endurecimento. 

O secretário entende que houve um relaxamento nas medidas de prevenção, e isso fez com que o Comitê decidisse pela prorrogação do atual decreto municipal, que trata das medidas de prevenção, reduzindo o limite permitido para a frequência de pessoas nos estabelecimentos.

O Comitê também decidiu pelo fortalecimento das ações de fiscalização. De acordo com o procurador jurídico, Hernando Fernandes da Silva, a partir de agora as equipes serão mais rígidas quanto às abordagens.

Doutor Hernando também confirmou maior atuação da Ascipam e da CDL na orientação dos comerciantes da cidade em relação às medidas preventivas em seus estabelecimentos. 

O prefeito Elias Diniz também acompanhou a reunião e reforçou sobre a importância da colaboração dos paraminenses no combate ao coronavírus. Sobre a fiscalização, ele chamou atenção para a possibilidade de utilizar as Câmeras do Olho Vivo para ajudar no monitoramento das medidas preventivas.

O prefeito também falou sobre os dez leitos de CTI desativados pelo Governo de Minas no Hospital Nossa Senhora da Conceição e confirmou que, caso o número de pacientes em estado mais grave aumente no município, será necessária uma reformulação no atendimento. 

Sobre um novo fechamento do comércio, como aconteceu no início da pandemia, Elias não descartou a possibilidade, mas explicou que tudo depene do posicionamento da Secretaria de Estado de Saúde.

Amanhã haverá uma reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da Macrorregião de Divinópolis, quando será avaliado o quadro geral do contágio através dos parâmetros do Programa Minas Consciente.

Devido ao aumento do número de casos cogita-se a possibilidade de que a macrorregião deixe a Onda Verde e volte para a Onda Amarela, que representa um retrocesso na flexibilização.

Caso isso se confirme, Decreto 11358/2020 que está em vigor perde a validade e o Comitê precisará se reunir mais uma vez para tratar as novas diretrizes, mais rigorosas, no que diz respeito às medidas preventivas.

A expectativa é que o próximo encontro do Comitê Municipal aconteça no dia 15 de dezembro. Prefeito pede mais compromisso da população quanto às medidas preventivas contra o coronavírus e não descarta redução da flexibilização das atividades econômicas

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis