Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Lojistas preocupados com a importação emperrada dos produtos de Natal

Highslide JS

Pode parecer cedo para se pensar no Natal, afinal ainda faltam mais de três meses, mas para o comércio especializado o momento é agora. Lojas que vendem artigos de decoração já começaram a receber seus pedidos e a expectativa de boas vendas é grande, porque a data é muito especial. O varejo está se estruturando para apresentar as novidades a partir do início de outubro.

O otimismo em relação às vendas também se dá em virtude do controle da pandemia. No ano passado, quase ninguém comprou enfeites porque as comemorações foram restritas. 
Mas o cenário atual também apresenta desafios para os lojistas e eles começam no recebimento das mercadorias. Muitas delas vêm da China e a crise internacional dos portos tem impactado o planejamento das empresas.

A crise do desabastecimento se intensificou nas últimas semanas, com o fechamento das principais atividades portuárias chinesas e essa interrupção tem provocado atrasos de até 50 dias só na fila de espera dos contêiners. As dificuldades de abastecimento também devem atingir os supermercados. Segundo especialistas, os principais produtos que podem faltar no fim do ano são vinhos, frutas secas e bacalhau.

O efeito cascata também deve atingir mais fortemente o setor de eletrônicos e com isso o consumidor pode esperar, além da falta de alguns itens, o aumento nos preços dos produtos disponíveis para compensar a alta nos custos de logística. Pra se ter ideia da nova realidade, basta dizer que por conta da falta de alguns produtos, vários itens já dispararam 15%.

Antes da pandemia, por exemplo, o transporte de um contêiner que vinha de navio era US$ 10 mil, agora são US$ 29 mil. 
A situação pode piorar daqui a 45 dias, porque o impacto do fechamento dos portos sempre demora um pouco para chegar.

Foto Ilustrativa: distelAPPArath/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis