Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Relatório da “Operação Educação” do Tribunal de Contas assusta a população

Highslide JS

Um mês depois do ataque ocorrido numa creche de Blumenau e das ameaças de atentados em várias cidades de Minas, famílias de estudantes da rede pública mineira agora têm outros motivos de preocupação.

É que o relatório final do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, realizado na chamada “Operação Educação: Fiscalização Ordenada”, traz informações inquietantes.

Segundo o levantamento, 45% das escolas fiscalizadas não possuem câmeras de segurança, enquanto 70% não tem vigilância particular ou ronda escolar e 90% não possuem botão de pânico ou solução similar.

Ao todo, foram avaliados cerca de 200 quesitos em cada escola visitada. Outros problemas identificados mostram que aproximadamente 75% dos banheiros estão com inadequações, sendo as mais comuns: falta de papel higiênico, papel toalha e sabão.

Outro dado assustador é que cerca de 80% das escolas estão sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ao passo que em 90% não existem hidrantes e 60% não tem extintor. Para piorar a situação, das 40% que mantém extintores, a maioria  possui equipamentos fora do prazo de validade.

A acessibilidade também foi um ponto de destaque. De acordo com o relatório do Tribunal de Contas mineiro, aproximadamente 25% das escolas visitadas estão sem acessibilidade nas vias de circulação. Nelas, 90% dos banheiros não estão adaptados e 80% das salas de aula têm algum problema de adaptação.

Diante da repercussão do assunto, a Secretaria Estadual de Educação informou que estão previstas intervenções para recuperação da infraestrutura, com investimentos superiores a R$6 milhões.

A nota informou também que a Secretaria de Educação realiza periodicamente um diagnóstico de infraestrutura na rede estadual, para identificar as situações físicas nos ambientes escolares.

Outro ponto destacado pela pasta é que os fiscais do Tribunal de Contas não visitaram todos os estabelecimentos de ensino da rede estadual e se isso tivesse acontecido, com certeza seriam observadas também dependências físicas muito bem estruturadas.

A operação também foi realizada em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, contando com a participação de vários Tribunais de Contas e outros órgãos. Foram confirmadas carências iguais ou até maiores que as encontradas em Minas Gerais.







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis