Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Leitura física continua forte no Brasil e se confirma na Biblioteca Pública de Pará de Minas

Highslide JS

A Biblioteca Pública de Pará de Minas está dentro das estatísticas nacionais que confirmam a longevidade dos livros impressos. Nesse universo, a história é semelhante aos meios de comunicação.

Quando o rádio foi criado, no final do século 19, muitas pessoas acreditaram que seria o fim dos jornais. Depois, em 1930, veio a televisão e aí falaram que o rádio iria desaparecer. Aí chegaram as redes sociais e muitos falaram da ameaça delas para os meios convencionais. Hoje, todos convivem bem e tem público para tudo.

No meio literário, a situação é parecida. Com os avanços da tecnologia, muitos apostaram no desaparecimento das livrarias físicas. De fato, várias encerraram as atividades, mas a venda dos livros impressos continua sendo feita por outros meios.

E são eles que sustentam a pesquisa feita pela Câmara Brasileira de Livros, apontando que mais da metade dos consumidores ainda prefere as obras impressas. Os livros digitais no Brasil só tem a preferência de 15% do total de compradores.

A preferência pelas obras físicas também aparece de forma clara nas bibliotecas públicas e Pará de Minas é um bom exemplo desta realidade. O Jornal da Manhã visitou ontem a sede da Biblioteca Pública da cidade.

Instalada no andar térreo da Casa da Cultura, na praça Torquato de Almeida, ela tem um acervo de 45 mil títulos. O entra e sai de pessoas é grande o ano inteiro, independente do período de férias escolares.

Responsável pela unidade, a bibliotecária Uli Rodrigues Capanema assegura que o público é fiel e crescente, abrangendo todas as faixas etárias. O incentivo à leitura começa cedo, através de uma parceria importante com as escolas da cidade, e chega aos adolescentes e jovens como reflexo do que eles veem no mundo virtual:

Os títulos mais procurados para empréstimos mostram a qualidade da leitura preferida pelos paraminenses:
Entre os frequentadores assíduos da Biblioteca Pública de Pará de Minas está Kátia Oliveira Lima dos Santos e ela garante que não abre mão, de jeito nenhum, de uma obra impressa:

O crescimento do número de livros e a variedade de títulos à disposição do público é o que assegura a grande frequência na Biblioteca Pública da cidade.

Fotos: Myrtes Pereira - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis